domingo, 29 de julho de 2012


João Pignataro, Boró no futebol, jogou no Amapá clube, indicado por cabeça que era jogador do time zebrado e lá se foi o novato vestir a camisa listrada em preto e branco. No Amapá encontrou 91, Aristeu, Raimundinho, José Maria Chaves, Assis, Major, Cabral, Azamor, Luiz Melo, Wilson Sena, Marituba, Genésio, Adãozinho e, claro, Cabeça, além de outros jogadores menos conhecidos.

                Detalhes: os jogos do campeonato amapaense eram disputados no campo da Praça da Matriz de São José. Existiam Amapá Clube, Esporte Clube Macapá e São José.

            Em 1950, dois acontecimentos agitaram o mundo do futebol amapaense: inauguração do Estádio Glicério de Sousa Marques e a realização do campeonato brasileiro de seleções estaduais. O Governador da época, Janari Nunes, trabalhou para inaugurar o estádio no jogo entre o selecionado amapaense e a seleção paraense.

            Pelos amapaenses Lavareda (Goleiro), Raimundinho, Dedeco, Major Cabral, 75, Suzete, Luiz Melo, José Maria Chaves, Adãozinho e Boró, mais Aristeu (Goleiro), Alves, Wilson Sena.

            Do lado paraense, Cassetão, Muniz, Dodó (Goleiro), Sabá, Bereco, Biroba. O jogo ficou 1 X 0 para os paraenses. Partida de volta em Belém no Estádio Evandro Almeida. Pará 2 X 1 Amapá.

 Ainda em 1950, Boró foi campeão pelo Amapá Clube, único time que defendeu durante toda a sua jornada pelos gramados. Além do Amapá Clube, vestiu somente a camisa da seleção amapaense em jogos interestaduais.

As principais características do jogador Boró eram; a velocidade, o bom domínio de bola e o chute forte da perna esquerda. Ele lembra do jogo contra o Sampaio Corrêa do Maranhão, quando a certa altura tabelou com Adãozinho e recebeu a bola enfiada na meia-esquerda. Chutou forte no ângulo superior do goleiro maranhense, marcando o terceiro gol da vitória do time zebrado da Presidente Vargas.

Boró jogou contra o Clube do Remo e Paissandu de Belém do Pará. Da partida contra o Alvi-Azul lembra um lance no segundo tempo, em que o goleiro adversário Dodó, disputou a bola no alto com o atacante Dezesseis, sobrando para ele Boró, na meia-esquerda. Veio o chute forte de canhota, mais o goleiro do Papão conseguiu desviar a bola para a linha de fundo, salvando um gol certo.

Outro jogo marcante na carreira de Boró foi contra o Clube de Regatas Flamengo do Rio de Janeiro. Placar 9 X 2 para os cariocas. Os gols amapaenses foram marcados por José Maria Chaves e Boró.

Devido a uma lesão no joelho esquerdo, o atleta Boró parou de jogar cedo. Seus maiores momentos foram atuando contra o selecionado paraense e contra o Flamengo. Em sua opinião, o melhor jogador daquela época foi Adãozinho, meia-armador que chutava bem com as duas pernas.

Mais apesar de ter parado cedo de jogar, continuou ativo atuando como Técnico do Clube do qual vestia a camisa, o Amapá Clube, onde hoje é Sócio- Proprietário.

E até hoje aos 84 anos Boró vive e respira futebol!

Confira a galeria de fotos dos melhores momentos de Boró no futebol:
           




























Nenhum comentário:

Postar um comentário